PE Porto Ferreira
SP

estatísticas da área

Espécies registradas::
136
Espécies com foto:
135
Espécies com som:
29
Total de registros:
546
Total de fotos:
504
Total de sons:
42

primeiros registros fotográficos

peixe-frito-pavonino
Nilson Marçal
jandaia-de-testa-vermelha
Alessandra Lorena
beija-flor-cinza
Flavio Wyinz
maitaca-verde
Alessandra Lorena
arapaçu-grande
Alessandra Lorena

primeiros registros sonoros

choró-boi
Alessandra Lorena
dituí
Jean Bortolucci
sovi
Jean Bortolucci
surucuá-variado
José Dionísio Bertuzzo
chorozinho-de-chapéu-preto
José Dionísio Bertuzzo
Áreas de Observação

Parque Estadual Porto Ferreira

Trata-se de unidade de conservação cujo objetivo é a proteção e preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação, recreação e ecoturismo.

O parque situa-se no município de Porto Ferreira, região nordeste do Estado de São Paulo, e possui área de 611,55 hectares. Insere-se na chamada Depressão Periférica e um de seus limites é o Rio Mogi-Guaçu. Seus trechos mais elevados são cobertos por vegetação de Cerrado e, à medida que se desce em direção ao rio Mogi-Guaçu, essa formação vegetal é substituída por Floresta Estacional Semidecidual. Esta, por sua vez, é substituída por Floresta Ombrófila Densa nos terrenos marginais do rio. Esse trecho possui cinco quilômetros de extensão e pode alcançar 120 metros de largura. O parque apresenta altitudes que variam de 540 metros, junto ao Mogi-Guaçú, a 600 metros.

Segundo a Fundação Florestal, “Nos 180 hectares de vegetação de Cerrado do Parque foram identificadas 200 espécies de árvores, entre as quais o pau-terra, o barbartimão, o cinzeiro, o capitão-do-campo e a pimenta-de-macaco. Já a Floresta Estacional Semidecidual ocupa 400 hectares do Parque, destacando a presença de espécies de grande porte, como o jequitibá-rosa, a figueira, o cedro e a peroba. A Mata Ciliar, um dos últimos exemplares da região, ocorre numa extensão de 5 km às margens do rio Mogi-Guaçu. Os diferentes tipos de vegetação do Parque servem de refúgio para diferentes grupos de animais. Espécies como o lobo-guará, o tamanduá-mirim, a paca, o sauá, e aves como o jaó e o papagaio-verdadeiro ocorrem no Parque e estão ameaçados de extinção”.

Existem levantamentos preliminares que apontam a existência de 39 espécies de mamíferos e 186 espécies de aves na área do parque. Listagens dessas espécies poderão ser encontradas no Plano de Manejo do Parque Estadual de Porto Ferreira.

CLIQUE AQUI para ver o relato de uma passarinhada no Parque de Porto Ferreira.

CLIQUE AQUI para assistir um vídeo sobre o parque.

História

Como foi formada, eventos relevantes…

Infra-estrutura

Alojamentos, áreas de camping, opções para alimentação…

Últimos registros fotográficos

Últimos registros sonoros

Referências